segunda-feira, 9 de maio de 2011

Primeira trilha em defesa da caatinga




A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Jucás (SAMA) realizou no dia 28 de abril, a primeira Trilha Ecológica a Serra de São Mateus em Defesa da Caatinga.

Por iniciativa do Ministério do Meio Ambiente, um decreto assinado pelo presidente Lula instituiu em 2003, o dia 28 de abril como o Dia Nacional da Caatinga.

Exclusivamente brasileira, a Caatinga ocupa uma área de 895.000 km² e é um dos biomas mais ameaçados do globo pela exploração predatória. As principais causas da degradação ambiental são a caça, as queimadas e o desmatamento para a agricultura, agropecuária e retirada de lenha, principalmente ilegal.

Em consonância com a Semana Nacional e a Estadual da Caatinga, o município de Jucás realizou essa primeira trilha em defesa da caatinga.

Os participantes encararam uma subida de quatro quilômetros.


A comissão pró-selo UNICEF de Jucás também subiu a serra e apoiou a iniciativa.

O evento envolveu escolas da sede do município, principalmente os alunos das escolas Cely Correia e CEJUC; instituições públicas do Governo Municipal; Sociedade Civil; alunos do curso Empreendedor Rural ministrado pelo SENAR; CVT; EMATERCE; e a comunidade de um modo geral.

Os participantes assistiram uma palestra, recolheram o lixo no topo da serra e curtiram o visual. 

No alto da Serra de São Mateus, a coordenadora da SAMA, Rosângela Teixeira, ministrou uma pequena palestra para os participantes da trilha sobre Educação Ambiental, e logo depois, todos participaram de uma dinâmica para o recolhimento do lixo no topo da Serra.


É o Governo Municipal e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente trabalhando juntos para a descentralização e o desenvolvimento de Jucás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário