quinta-feira, 31 de março de 2011

Projeto implanta hortas nas escolas públicas de Jucás



O projeto é uma parceria da Secretaria de Educação com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) de Jucás.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Áurea Leal Rodrigues, implantou seus primeiros canteiros no final do mês de março. Oito alunos do 8º ano, juntamente com a professora de apoio Antonia Alexandre e a coordenadora Francisca Magda Arraes, ficaram responsáveis para manutenção da horta.

São 7 canteiros, onde já estão sendo cultivados o coentro e a cebolinha (salsa) que farão parte do cardápio da merenda escolar da escola. O projeto inclui também o cultivo de pimentão, cenoura, tomate e alface, que já estão sendo preparados para o plantio.

A coordenadora do projeto na escola, Magda Arraes, já vislumbra ampliações na horta. “Além das hortaliças e verduras, plantaremos também frutas, como o mamão, que poderá ser utilizado para a produção de salada de frutas para os alunos”, explicou Magda, enquanto mostrava um canteiro de ervas medicinais mantido pela escola, com malva corona, hortelã, capim santo, cidreira, colônia e outras ervas que são utilizadas pela própria escola e doadas a alguns pais de alunos, quando possível.

O Diretor Financeiro, Damião Lins, acredita na força do projeto. “Essa parceria com a SAMA é muito boa, pois os alunos participantes ficam mais responsáveis e a escola torna-se auto-sustentável desses produtos na merenda escolar, atendendo todos os 665 alunos da escola”, completou o diretor da instituição.


A parceria da SAMA para a implantação de hortas escolares, também está acontecendo nas escolas dos distritos da Canafístula e Jurema, assim como, na Escola de Ensino Fundamental e Médio Luíza Távora, na sede do município.

É o Governo Municipal e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente trabalhando juntos para a descentralização e o desenvolvimento de Jucás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário