quinta-feira, 19 de abril de 2012

JUCÁS RUMO AO 6º SELO UNICEF



Na última sexta-feira (13) foi realizada em Jucás a Caminhada da Comissão Pró-Selo UNICEF, sob o tema JUCÁS RUMO AO 6º SELO UNICEF.

A caminhada teve como principal objetivo envolver a comunidade jucaense e dar visibilidade às ações que as várias secretarias estão desenvolvendo para cumprir o Plano de Ação Municipal, relativo às ações voltadas ao cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes, bem como, a melhoria da qualidade de vida da população.

Estavam presentes todos os projetos desenvolvidos pela Secretaria Municipal da Assistência Social: Projovem, grupos de Flauta, Violão, Dança, Balé, Canto, Música, Reciclagem, ABC, Capoeira, Conselho Tutelar e Terceira Idade.


A Secretaria Municipal da Saúde trouxe os Agentes de Endemias e equipes dos PSFs. Já a Secretaria Municipal da Educação compareceu com representantes de várias escolas, destacando os trabalhos realizados nos três eixos avaliados pelo UNICEF, ou seja: Esporte e Cidadania; Educação para a Convivência com o Semiárido; e Cultura Afro e Indígena-descendentes. Além de outros projetos desenvolvidos pelas escolas, tais como: Clube da Leitura, Grêmio Escolar, Projetos de Incentivo a Leitura, Recreios Interativos, EJA, Biblioteca em Ação, entre outros.


A passeata foi abrilhantada pela centenária e majestosa Banda Padre Pio e contou com o apoio da Guarda Cidadã de Jucás, assim como do destacamento da Polícia Militar.

Saindo do Espaço do Selo UNICEF, a caminhada atravessou o centro comercial da cidade até o Centro Administrativo II, onde os participantes discutiram o andamento dos trabalhos, visando a conquista de mais um Selo UNICEF - Município Aprovado. 


A Comissão Pró-Selo UNICEF é composta por membros de todas as Secretarias Municipais, além do Articulador do Selo, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente - CMDCA e do Conselho Tutelar. Esta comissão se reúne mensalmente, desde o final de 2009, para tratar dos indicadores municipais relativos às políticas públicas, principalmente, sobre as crianças e adolescentes.


Segundo o Presidente do CMDCA e membro da Comissão Pró-Selo UNICEF, Dr. Joaquim Francisco, este anos serão realizadas diversas ações para dar visibilidade às ações da Comissão. “Em setembro de 2010, realizamos o primeiro Fórum Comunitário do UNICEF onde foram traçadas as linhas de base que integram o Plano de Ação Municipal do UNICEF. E está agendado para 29 de maio a realização do 2º Fórum Comunitário, oportunidade em que o município deverá receber uma Mediadora do UNICEF, com a missão de avaliar a apresentação dos trabalhos no 2º Fórum e o cumprimento das metas anteriormente traçadas, que servirão de base para a premiação”, explicou o Dr. Joaquim.

O Articulador do Selo em Jucás, Helder Barros, enfatizou durante a caminhada que se faz necessário o envolvimento da população jucaense. “Chegou a hora de mostrarmos serviço. Vamos, todos juntos, Comissão, Administração Pública, Entidades, Sociedade civil, enfim, devemos colaborar para que Jucás ganhe o prêmio da sexta edição do Selo UNICEF, para assim continuar garantindo os direitos de nossas crianças e adolescentes”, clamava o Articulador pelas ruas da cidade durante a caminhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário