sexta-feira, 9 de março de 2012

Comissão Pró Selo Unicef de Jucás acredita na conquista da sexta certificação


Todos os meses, a Comissão Pró Selo Unicef de Jucás se reúne para acompanhar a evolução dos trabalhos desenvolvidos, o último encontro foi no dia 15 de fevereiro no Centro Administrativo II.


A Comissão Pró-Selo UNICEF é composta por membros de todas as Secretarias Municipais, além do Articulador do Selo, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente - CMDCA e do Conselho Tutelar. Essa comissão tem se reunido mensalmente, desde o final de 2009, para tratar dos indicadores municipais relativos às políticas públicas, principalmente, aquelas voltadas às crianças e adolescentes.

No primeiro Fórum Comunitário do UNICEF, realizado em setembro de 2010, foram traçadas as linhas de ações a serem implementadas, visando o atendimento da meta mundial quanto aos Objetivos do Milênio – ODM. Com isso, criou-se o Plano de Ação Municipal do UNICEF.

Dessa forma, cada Secretaria Municipal assumiu um compromisso de trabalhar seus indicadores, para que as crianças e adolescentes do município de Jucás tenham garantidos seus direitos e com eles adquiram melhor qualidade de vida. 

Os trabalhos estão sendo desenvolvidos, os encontros acontecendo e até junho de 2012 o UNICEF deverá enviar um Mediador, para fiscalizar o efetivo cumprimento das metas traçadas pelo Plano de Ação Municipal, através do qual sairá o resultado da premiação.

O presidente da Comissão, o Sr. Joaquim Francisco, afirmou que até junho todas as metas traçadas pelo Unicef serão alcançadas, mas a população de Jucás também deve participar mais desse processo. “Os jucaenses devem colaborar para que Jucás ganhe o prêmio da sexta edição do Selo UNICEF, qualquer um pode participar da reunião e saber mais sobre assunto e como ajudar nessa conquista”, afirmou o Sr. Joaquim.

Falando sobre o assunto, o prefeito de Jucás, Helânio Facundo, esclareceu que a Prefeitura está empenhada em atender as exigências e não medirá esforços para isso. “É importante destacar que o compromisso com as crianças e adolescentes, não é uma responsabilidade exclusiva do poder público e sim, de toda a comunidade. Exemplo disso foi a constatação de que existem muitas mães que ainda resistem em oferecer o Aleitamento Materno para seus bebês. Isso é algo muito ruim, pois o aleitamento materno é a melhor forma de alimentar o bebê e protegê-lo contra uma série de problemas de saúde,  mau desenvolvimento físico,  emocional, etc.”, complementou o prefeito.

O presidente da Comissão ainda complementou o apelo do prefeito. “Necessita-se da colaboração das Igrejas, entidades da sociedade civil, associações etc., para que todos unam esforços visando ajudar na orientação das famílias, pessoas e comunidades. Somente com a integração de todos é que vamos, efetivamente, garantir os direitos de nossas crianças e adolescentes”.

Jucás é o único município da região Centro Sul do Ceará que conquistou todas as cinco edições do Selo Unicef.

Quer saber mais sobre essa certificação? Acesse jucasceselounicef.blogspot.com ou procure a Comissão Pró Selo de Jucás. 

É o Governo Municipal, através da Secretaria de Infraestrutura, trabalhando para a descentralização e o desenvolvimento de Jucás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário